Página inicial > Escrita em dia

Comunidade Terapêutica e ocupacional da Ribeira Funda

Caros residentes do Sítio da Ribeira Funda, eu João Abel Silva, Licenciado em Enfermagem e filho da terra, aproveito este espaço, para divulgar uma ideia que venho a estudar já algum tempo. Mas, para tal, preciso da colaboração de todos vós para a sua realização neste nosso sítio.

Por um lado o que me levou a pensar seriamente nesta ideia, deve-se sobretudo ao facto de tanto a população estudantil bem como a população mais adulta e até mesmo a população idosa e reformada, não ter um espaço de convívio comum no Sítio da Ribeira Funda.

Na verdade, alguns dos idosos frequentam o Centro de Dia de São Jorge, mas é o espaço que apenas alguns deles frequentam.

Não esqueço aqueles que estão em casa e que vivem sós porque devido a circunstancias da vida a solidão os assolou, ou mesmo os que se encontram nas suas casas e praticamente só fazem aquilo que desde sempre fizeram que foi trabalhar, trabalhar e trabalhar, ou então os que se encontram nos seus domicílios, com reduzida mobilidade, sem actividade para se ocuparem sem conviver com as pessoas que sempre conviveram enquanto eram cidadãos activos e saudáveis.

Daí porque não criar um espaço de convívio aqui no sítio da Ribeira Funda, onde todos os interessados possam estar a conviver ou conversar em certas e determinadas alturas do dia, ou em certos dias da semana num espaço em comum?

Estas são razões válidas no meu entender, que fazem com que este projecto possa ser implementado, mas como é algo para as pessoas do sítio, quero pessoas com interesse para trabalhar ou simplesmente frequentar este espaço que pretendo criar através deste projecto.

As pessoas, que muito embora tenham actividade laboral, e possam de alguma forma contribuir (dentro daquilo que for a sua disponibilidade) para que este projecto possa ser concebido, poderão contactar-me pessoalmente ou por telemóvel 960304101. Peço aos leitores do Navegador, em especial os leitores do sítio da Ribeira Funda, que divulguem, que falem entre si, que comentem e se questionem se gostariam de ter um espaço desta natureza no seu Sítio.

Assim sendo, passo a citar os objectivos desta iniciativa:

Realizar Projecto de Âmbito Comunitário, o qual tenha os seguintes condimentos:

     o Pessoas interessadas e com disponibilidade para trabalhar neste projecto;

     o Criar o espaço para convívio tanto para jovens como para adultos e os mais idosos, visto que um parque infantil não abrange todas as faixas etárias, daí chamar-se mesmo parque infantil;

     o Realizar diferentes actividades que tenham especial interesse para as pessoas que tiverem interesse em frequentar o espaço;

     o Abranger todas as faixas etárias;

     o Trocar experiências de vida entre as pessoas;

     o Realizar actividades culturais: canto, dança, música, trabalhos manuais, através de recolhas oral e tradicional;

     o Recuperar velhas tradições, porque a tradição é a identidade de uma comunidade, por mais pequena que ela seja;

     o Realizar visitas de carácter cultural a diversos espaços da nossa Ilha;

ATENÇÃO: tudo isto será realizado de forma gradual, dai precisar do contributo de todos quantos queiram participar activamente. Trabalho será algum, mas sem trabalho, não há qualquer compensação.

Um vosso conterrâneo,

João Abel Santos da Silva
(Enfermeiro Licenciado pela ESEnfV)