Página inicial > Artigos

Dicas para a compra de um Computador


Os computadores pessoais vieram para ficar. Quer seja para trabalhar, jogar, falar com os amigos, ver filmes ou navegar na Internet, os computadores tomaram um lugar nas nossas vidas.
Assim é natural que mais cedo ou mais tarde muitos de nós enfrentem a tarefa de escolher um computador.
Na escolha de um computador existem vários aspectos a ter em conta. A decisão deverá sempre depender do propósito a que o computador se destina. Os principais factores na decisão são:

     Onde comprar
Existem diversos sítios onde podemos comprar um computador. Em geral as grandes lojas fornecem uma melhor assistência técnica, mas não necessariamente os preços mais baixos.
Os mais aventureiros podem comprar os diversos componentes separadamente através da Internet, o que muitas vezes acaba por sair mais barato; mas requer alguma atenção à compatibilidade e montagem dos componentes.

     Processador
O processador é o "cérebro" do computador. A oferta de processadores está constantemente a ser actualizada, com novos e mais rápidos processadores.
Uma "regra de ouro" na escolha de um processador é "nunca comprar o topo de gama" - os melhores processadores são em geral demasiado caros para as suas prestações.
É mais aconselhável comprar um processador um pouco mais lento (e certamente mais barato).

     Memória RAM
A memória RAM de um computador contribuí muito para a rapidez do mesmo e para a quantidade de programas que se consegue usar em simultâneo.
A "regra de ouro" para a memória RAM é "quanto mais melhor", o que na prática quer dizer que 1024Mb é um valor aceitável, mas o ideal serão 2048Mb ou mais.
Outro aspecto a ter em conta na memória RAM é o seu tipo e a velocidade da mesma, actualmente o ideal é memória do tipo DDR2 com velocidade igual ou superior a 533Hz.

     Disco Rígido
O disco rígido é onde ficam guardados todos os dados do seu computador: programas, documentos, fotos, vídeos, etc. Uma "regra de ouro" será "comprar um disco um pouco maior do que pensa ser necessário".
Um bom disco rígido actualmente poderá ter cerca de 200GB, uma velocidade de 7200rpm e ser do tipo SATA.

     Ecrã
Os ecrãs LCD (ecrãs finos de cristais líquidos) tem a grande virtude de pouparem espaço na secretária embora sejam mais caros que os clássicos CRT.
No que toca a dimensões é aconselhável escolher um ecrã de 17 ou mais polegadas. Investir num bom ecrã é boa ideia pois pode minimizar problemas de visão.
Não convém esquecer que ao comprar um novo computador e ecrã do anterior pode servir perfeitamente.

     Placa gráfica
A placa gráfica é o componente responsável pelas imagens geradas pelo computador.
Para quem pretende usar o computador para jogos é importante adquirir uma boa placa gráfica. As placas gráficas on-board não são muito aconselháveis.
Uma boa placa gráfica deverá ter 256MB ou mais de memória e ligar-se à placa-mãe por PCI-Express.
É relevante notar que o novo sistema operativo da Microsoft, o Vista, necessita de uma boa placa gráfica.


Adicionalmente, é conveniente comprar um computador que já venha com Sistema operativo instalado. Outro componente importante actualmente é uma drive de gravação de DVD's, algo muito útil.
Estes são alguns dos aspectos mais importantes na compra de um computador. Existem muito outros aspectos que podem pesar na hora de decidir, mas certamente que estes permitem fazer uma boa compra.

Márcio Spínola