Página inicial > Notícias

Tempestade Tropical a Nordeste dos Açores não nomeada
03 Junho 2009

     Desde o passado dia 1 de Junho, uma tempestade que atravessou os Açores adquiriu características tropicais.

     Apesar das águas frias, esta depressão que esteve estacionária ontem a Norte dos Açores, tinha ventos sustentados de 80 km/h e convecção profunda no seu núcleo, que segundo a opinião de vários meteorologistas internacionais, apresentava as características de uma tempestade tropical.

     O NHC (National Hurricane Center), com poder de nomear as tempestades tropicais no Atlântico, colocou um invest 92L sobre esta depressão. O NHC nos vários avisos públicos sobre este Invest, admitiu as características tropicais, mas adiou a nomeação da tempestade tropical. Caso fosse nomeada pelo NHC, seria a primeira tempestade tropical deste ano no Atlântico, e teria o nome de "Ana".

     Em anos anteriores esta situação é recorrente, na revisão das depressões no Atlântico no final da Época de Furacões, o NHC vem admitir algumas tempestades tropicais não nomeadas, muitas delas na zona dos Açores.

     Vários sítios de acompanhamento de tempestades tropicais internacionais, indicam claramente que se trata de uma tempestade tropical.

     Hoje a tempestade ainda apresentava características tropicais, embora mais debilitada que ontem.

     Segundo os vários modelos, deverá chegar a Portugal Continental já na próxima sexta-feira, embora já numa fase extratropical, com chuva por vezes forte na região Norte e possibilidade de trovoadas.

     Para a Época de Furacões no Atlântico, que decorre de 1 de Junho a 30 de Novembro, o NHC prevê: 14 Tempestades Tropicais nomeadas; entre 4 a 7 furacões, dos quais 1 a 3 podem ser grandes furacões (acima de categoria 3).